CONSELHO GERAL

   

Constituição
em 2023-2024:

 

Ana Páscoa, Ana Paula Rodrigues, Aníbal Veiga, António Bento, Carla Fernandes, Clara Palmares, Fátima Santos, Francisco Carrera, Francisco Fernandes, Isabel Fortuna, João do Anjo, José António Pacheco, José Soares, Luís Compõete, Maria Correia, Maria Paula Rodrigues, Miguel Vieira da Silva, Olga Rodrigues, Rui Nobre, Sérgio Nunes, Sónia Ferreira, Vanessa Rocha.

 

Notícias 06 março 2024   Sessão do Conselho Geral de 29 de Fevereiro de 2024:
    Foi pedido aos representantes dos encarregados de educação que contribuíssem, junto dos pais e da AP, para a consciência do desperdício de alimento nos refeitórios das escolas, desde situações de alunos que marcam refeição e depois não vão almoçar, sem qualquer penalização, até aos de muitos alunos que deixam a maior parte da comida nos pratos.
Foi pedida ao director informação sobre as medidas que têm vindo a ser tomadas perante o acréscimo de indisciplina na ESPJAL, com casos de alunos que se recusam inclusivamente a retirar-se da sala quando o professor os manda sair, estando a gerar-se um sentimento de impunidade que principia a alastrar. O Sr. Director restringiu o problema a duas turmas do 10.º ano e uma do 12.º; referiu que os principais perturbadores estão identificados e que correm procedimentos que, por razões administrativas, têm, muitas vezes, de se prolongar no tempo.
Foram respondidas perguntas sobre problemas do Pessoal Não Docente, nomeadamente acerca da insuficiência da ratio, sobretudo perante casos de trabalhadores com limitações de saúde ou em situação de aposentação; foi igualmente inquirido sobre se e quando será contratada uma empresa de limpeza.
Aprovou-se o documento de Linhas Orientadoras para o Orçamento de 2024.
Sobre as obras, o representante da Câmara confirmou que os procedimentos necessários por parte do Município para submissão da candidatura ao PRR estavam concluídos e haviam sido submetidos. Referiu que se aguarda que haja resposta em maio/junho de 2024, prevendo-se lançar o concurso público internacional ainda este ano. Pelo que tem a expectativa de que as obras possam ter início em 2025, duvidando de que um ano seja suficiente para a conclusão da obra, pelo que considera que a requalificação estará concluída em 2027.
Salientou a expectativa do Município na aprovação da candidatura ao PRR, mas advertiu que as possibilidades de financiamento, não se esgotam no PRR.
2023-2024
   
24 maio 2023
 
  POSIÇÃO DO CONSELHO GERAL
DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LINDA-A-VELHA E QUEIJAS
    O documento foi aprovado, na generalidade (como parte de um texto mais extenso, elencando as insuficiências do agrupamento, a ser enviado às entidades competentes), pelo conselho geral de 2 de maio; foi submetido a um trabalho minucioso de revisão por parte da comissão delegada pelo Conselho Geral e aguardou propostas de correção do conselho: isso explica o desfasamento entre a data posta no texto e a da sua publicação no site do AELaVQ.
   
2 abril 2023
 
  Na sessão número 12, foi aprovado, na generalidade, e a ser sujeito a ajustamentos, o conteúdo da tomada de posição do Conselho Geral relativamente à situação do agrupamento e da escola pública no presente momento.
Comunicou-se oficialmente a recondução do Sr. Diretor; foram apresentadas, ao professor Rui Nobre, algumas recomendações entendidas pelo CG como importantes para o seu próximo mandato.
   
27 mar 2023

 

  Em sessão do Conselho Geral do AELaVQ, de 27/03/23, foi apresentado, sujeito a correções e aprovado o Relatório de Contas de Gerência de 2022.
Formaram-se comissões, respetivamente, para a redação da resposta ao ofício da tutela sobre a situação da aluna do CAA, e de uma tomada de posição do CG relativamente à situação vivida pela escola pública.
Foi, finalmente, discutida e aprovada, por maioria absoluta, a recondução do atual diretor do Agrupamento, Professor Rui Nobre, a diretor do Agrupamento pelo próximo mandato. Seguir-se-ão reunião com o Professor Rui Nobre com o Conselho Geral e cumprimento de procedimentos para oficialização da recondução.
   
20 mar 2023   Foram aprovadas as Linhas Orientadoras para o Orçamento do AELaVQ para o ano de 2023; foi feito um ponto de situação de uma reunião entre o Sr. Vereador Pedro Patacho, o Diretor e elementos da Associação de Pais do agrupamento, sobre a previsão do início das obras na ESPJAL, que se agenda agora para 2024. Remeteu-se para próxima sessão do Conselho Geral a discussão dos termos de uma tomada de posição do CG relativamente à situação da escola pública; os termos da resposta a um ofício sobre a aluna do CAA; e ainda o processo de eleição de, ou recondução do Diretor.
   
21 nov 2022  
   
    _____________
11 mar 2022   Realizou-se no dia 10 de março, pelas 21 horas, a eleição dos representantes dos Pais e Encarregados de Educação ao Conselho Geral do AELAVQ.
Foi apresentada a única lista. O ato eleitoral teve início meia hora depois da hora marcada, conforme a convocatória, por não haver quorum.
Resultados:
Total: 9 votos
Lista A: 8 votos.
Votos brancos: 1 voto.

A contestação da eleição poderá ser apresentada até dia 14/03/2022.
   
04 mar 2022   Resultados das eleições para o Conselho Geral do AELAVQ - Sínteses: Docentes e Não Docentes
01 mar 2022   Estas são as listas candidatas ao Conselho Geral do AELAVQ: Docentes e Não Docentes
14 fev 2022   Convocatórias para as Assembleias Gerais
       Encarregados de Educação
       Pessoal Docente - eleição / reunião online
       Pessoal Não Docente - eleição / reunião online
31 jan 2022   REGULAMENTO ELEITORAL
PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES AO CONSELHO GERAL DO AELAVQ
   

A calendarização do ato eleitoral deverá, no caso dos pais e encarregados de educação, ser definida após reunião entre o Presidente do Conselho Geral e os Representantes das Associações de Pais.

nov 2021   O Conselho Geral ultima o regimento de eleição dos diversos sectores de representantes que nele têm assento, a fim de que, o mais brevemente possível, possa dar seguimento à eleição dos representantes dos professores, em vias de concluir o seu mandato. As datas e demais informações irão sendo publicadas na página do Agrupamento.
     
nov 2021   Decorreu a eleição da lista proposta pelos alunos ao Conselho Geral. Ao João Silva, do 12° ano, e à Matilde Laranjeira, do 11°, doravante representantes efetivos dos alunos no órgão em causa, os nossos parabéns e votos de um excelente mandato.
     
out 2021   No dia 20-10-2021 vai ter lugar a eleição da lista para os representantes dos alunos no CG.
     
out 2021   Realizou-se no dia 13-10-2021, a primeira reunião entre o presidente do Conselho Geral e os delegados e sub-delegados das turmas do ensino secundário, a fim de se prestarem esclarecimentos sobre esse órgão e a constituição de listas para os representantes dos alunos no CG.
As listas devem ser entregues até 19/10.
A 20/10, em segunda reunião entre o Presidente do CG e os delegados e sub-delegados, far-se-á a apresentação das listas e proceder-se-á à eleição dos novos representantes dos alunos no Conselho Geral.
     
Sínteses   22 de julho de 2021
    27 de julho de 2021
     

 

 última atualização: quinta-feira, 07 de março de 2024 18:50

Sede: Escola Secundária Professor José Augusto Lucas | Av Carolina Michaelis -2795 Linda-a-Velha | telef 21 419 14 72  | fax-21 419 06 32 | geral@aelavq.net | Contactos